Eco Ponto | Gestão Ambiental - Pedreira Santo Cristo

Ir para o conteúdo

Menu principal:

GESTÃO

   ECO PONTO



Lei Municipal de Juiz de Fora-MG  Nº 10396  
- Dispõe sobre a coleta, o recolhimento e o destino final de pneus não reutilizáveis e dá outras providências.


        Os pneus usados da Pedreira Santo Cristo são transportados e armazenados no Ecoponto, local criado para receber e posteriormente encaminhar o material para a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), empresa que faz o reaproveitamento da borracha dos pneus.

        O Ecoponto foi construído no fim de 2008, é um local para entrega voluntária de pneus inservíveis, uma estrutura para onde se destinam os pneus usados, a fim de se acabar com o despejo desse material em vias públicas, córregos, rios, nascentes, terrenos de particulares (baldios), que ao final poderão causar problemas ambientais.

        De acordo com Gisele Pereira, engenheira ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Juiz de Fora (SPU), a iniciativa é uma tentativa de reduzir a poluição visual gerada pelo acúmulo de pneus em terrenos baldios e córregos da cidade. Mas, também, uma forma de eliminar locais propícios à reprodução de insetos causadores de doenças, como a dengue, por exemplo.

        Os pneus depois de utilizados podem transformar-se em focos de mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Malária ou Febre Amarela. Se jogados em rios ou córregos provocam enchentes. Se queimados a céu aberto liberam enxofre, poluente tóxico a saúde de rios.

        Quando o pneu já não serve mais, é comum as pessoas arremessarem no lixo perto de casa, ou em qualquer outro lugar, mas, há sete anos, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente determina a obrigatoriedade de descartar corretamente um pneu velho para cada quatro novos inseridos no mercado

        O aproveitamento da borracha dos pneus tem várias utilidades, como cobrir áreas de lazer, e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis, além de servir como parte da massa cimenteira utilizada na construção civil. Como é o caso dos pneus reciclados em Juiz de Fora. Segundo Alvair da Silveira, coordenador de campanha ambiental da Demlurb, o órgão já recebeu mais de 12 mil pneus inutilizados para reciclagem. Tanto a população quanto empresas de Juiz de Fora podem enviar pneus inutilizados para o Ecoponto.

        Ecoponto funciona das 8h às 17h, em um galpão instalado em terreno anexo à Usina de Reciclagem de Lixo, em Nova Benfica,
Juiz de Fora-MG, objetivando o depósito de pneus inservíveis a serem recolhidos pela ANIP. Por meio do Ecoponto, o Demlurb vem conseguindo evitar o lançamento dos mesmos em vias públicas, terrenos baldios, margens do Rio Paraibuna e córregos, causando enchentes e problemas de saúde pública, principalmente a proliferação de ratos e do mosquito da dengue. Além disso, a destinação errada dos pneus usados pode render multa de R$1 mil a R$ 50 milhões.

        Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
        www.demlurb.pfj.mg.gov.br

 
Busca
Estrada Geraldino Monteiro da Silva
 Tels: (32) 3229-4600 / 3218-9946
N° 510  |  Linhares  |  Juiz de Fora  |  MG
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal