Gestão de Segurança no Trabalho - Pedreira Santo Cristo

Ir para o conteúdo

Menu principal:

GESTÃO

   GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

         A Gestão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Pedreira Santo Cristo, dentre outras atribuições, define estratégias para promover melhorias aos nossos colaboradores.
        Saúde, segurança e respeito à vida são os valores centrais na Política do Sistema de Gestão Integrada na Pedreira Santo Cristo, sempre com visão proativa e focados na prevenção, o setor de segurança trabalha em parceria com a Cipamin capacitada e qualificada para promover ações de segurança, saúde e higiene no trabalho.

        Premissas da Política de Segurança e Saúde Ocupacional?


01.    Segurança é atitude e responsabilidade individual;
02.    A liderança é o elemento-chave na gestão de Segurança;
03.    Segurança é tão importante quanto à produção, custo, qualidade, moral e meio ambiente;
04.    Todos os acidentes podem ser evitados;
05.    Todos os colaboradores usam os Equipamentos de Proteção Individual, fornecidos pela empresa;
06.    Serviços que não atendam a todas as condições de Segurança não devem ser realizados;
07.    A área de Segurança não é a única responsável pela Segurança na empresa;
08.    O padrão de Segurança das empresas prestadoras de serviço deve ser compatível com o padrão da Pedreira Santo Cristo;
09.    Os profissionais de medicina e segurança do trabalho assessoram as áreas na identificação e eliminação dos riscos e na condução de ações práticas visando à prevenção dos riscos.
10.    Informações sobre os procedimentos são divulgadas através de Programas de Treinamento, Palestras Mensais, reuniões, eventos e diálogos diários de segurança – DDS, além de cartazes e placas de segurança instaladas nas áreas da empresa.

APR



Análise Preliminar de Risco.

Grande parte dos riscos ocupacionais está ligada à função que o profissional exerce. Portanto, a APR mapeia essas possibilidades, para que cada uma delas venha seguida da ação preventiva mais adequada.

DDS



Diálogo de Saúde e Segurança.

Os nossos colaboradores recebem informações com os temas sobre segurança, saúde, meio ambiente e motivação semanalmente, com foco principal na orientação e prevenção de riscos.

PCMSO



Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional.

Periodicamente, todos colaboradores passam por exames clínicos e complementares preventivos, com o intuito de prevenir doenças profissionais proporcionando maior conforto aos colaboradores em seu ambiente de trabalho.

CIPAMIN

        Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração

        A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração – Cipamin é prevista pela NR 5 e NR 22 de
acordo com a portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego. A função dela é zelar pela segurança e saúde
aos colaboradores no exercício de suas atividades.

MEMBROS: (Presidente), (Vice Presidente), (Secretário), (Suplentes)

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

Toda área da Pedreira Santo Cristo é sinalizada com placas de segurança. Mais do que informação, os recursos de sinalização e os projetos de comunicação visual nos ajudam a estabelecer uma relação de segurança, afeto e credibilidade entre a empresa e o seu público.

Resumimos em uma única imagem clara e simples aquilo que é a empresa, sua cultura e os seus objetivos.

PGR

Programa de Gerenciamento de Risco.

Através do PGR implantamos medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos, bem como manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

SESMET - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

        A Regulamentação:
Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, Norma Regulamentadora – NR–4, artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

        Objetivo:
Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

        Atribuições:

•     Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho;
•     Determinar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, de acordo com a NR–6;
•     Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas;
•     Responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR;
•     Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de treiná-la, apoiá-la e atendê-la, conforme dispõe a NR–5;
•     Esclarecer e conscientizar o empregador;
•     Analisar e registrar os acidentes e doenças do trabalho.


        Constituição:
Todas as empresas com trabalhadores regidos pela CLT, de acordo com o grau de risco da atividade principal e o número de trabalhadores do estabelecimento.

        O que é Técnico de Segurança do Trabalho?
É o profissional que cuida da prevenção de acidentes, visando a reduzir, em nível mínimo, os riscos profissionais ou, até mesmo, eliminá-los. Desenvolve suas atividades promovendo a adoção de meios e recursos técnico-administrativos capazes de criarem e desenvolverem ações de prevenção de acidentes de trabalho, de modo científico e técnico, para sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho.


VACINAÇÃO

A gripe é uma doença respiratória provocada pelo vírus Influenza que atinge pessoas de todas as idades e a vacinação anual é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações. Essa ação reduz a circulação do vírus e, consequentemente, seus impactos nas empresas devido aos custos com tratamentos e perda de produtividade por conta dos afastamentos por gripe.

Com o objetivo de proporcionar a imunização dos trabalhadores das indústrias de Minas Gerais o SESI-MG realiza a Campanha de Vacinação Contra a Gripe e a Pedreira Santo Cristo aderiu a essa campanha. No dia 09/05/2022  foi realizado a aplicação da vacina trivalente pela Clínica da Criança com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o ano de 2022 quanto à sua composição:

(H1N1), (H3N2) e (Tipo B)







DIAS SEM ACIDENTES

Esforçando-se constantemente para aprimorar os Programas de Segurança, rotinas de inspeção e auditorias, a empresa construiu ferramentas para que a segurança fosse disseminada não como processo de uma área, mas como reponsabilidade de todas e todos.

Amparada por uma comunicação através de DDs Diálogos de Segurança, Treinamentos e Gestão da Cipamin reforçamos nosso empenho na proteção e qualidade de vida no trabalho para nossos colaboradores.

O trabalho em equipe é a chave do sucesso.
#DiasSemAcidentes

MÓVEIS ERGONÔMICOS SÃO INVESTIMENTOS

        Quem já não sentiu uma sensação de extremo cansaço e dores no corpo ao final do expediente? Apesar de parecerem comuns, devem ser encarados como sinais deproblema, e a causa pode estar no mobiliário do trabalho. De acordo com especialistas em ergonomia (estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente) deve haver um perfeito ajuste das máquinas e do ambiente ao trabalhador para diminuir os riscos de doenças e aumentar a qualidade e eficácia do trabalho.

        Para garantir o bem-estar do trabalhador e economia para a empresa, o mobiliário é um dos primeiros itens a ser observado. Sueli Bárbara Tombini Nickel, ressalta que a Associação Brasileira Normas Técnicas (ABNT) criou regras aos fabricantes de mobiliário do País, com vistas ao desenvolvimento de produtos que assegurem a manutenção da saúde, do conforto físico e do bom rendimento dos usuários. As condições ergonômicas inadequadas, conforme o professor Marlos Marim, de Fisioterapia do Cesumar, podem causar doenças ocupacionais, sendo a mais conhecida as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort).

        "Estas lesões podem ser desde uma inflamação no tendão do músculo (tendinites) a uma compressão de um nervo (lesão compressiva). Dependendo do grau e do comprometimento, esta lesão pode resultar em invalidez total do trabalhador, ou seja, ele não consegue mais exercer a atividade", alerta.

        Dentre os riscos ergonômicos que provocam as doenças ocupacionais, o professor cita a repetitividade dos movimentos, força excessiva, posturas viciosas e de esforço estático ou dinâmico, sobrecarga física de trabalho, além das vibrações de aparelhos e ferramentas inadequadas. Estas lesões e doenças também podem ser causadas pela compressão mecânica de partes do corpo, ritmo de trabalho intenso e ainda pela ausência de pausas e rodízios, bem como pela falta de organização do sistema de trabalho.
        O professor destaca que a empresa decidida a investir em ergonomia no trabalho só tende a ganhar: entre os benefícios estão o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho, redução dos desperdícios, queda do número de faltas e até menos gastos com substituição da mão de obra e manutenção em geral. Já para o colaborador, a ergonomia é sinônimo de prevenção das dores e ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, além de mais disposição, motivação e conforto no ambiente de trabalho.

Dicas de postura:

•     Mantenha o topo da tela no nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço.
•     Apoie as costas no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.
•     Deixe o antebraço, punhos e mãos em linha reta em relação ao teclado. O cotovelo deve ficar junto ao corpo e deve haver um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira.
•     Mantenha um ângulo igual ou superior a 90 graus para as dobras dos joelhos e do quadril, e apoie os pés no chão ou utilize um descanso para os pés.

 
Busca
Estrada Geraldino Monteiro da Silva
 Tels: (32) 3229-4600 / 3218-9946
N° 510  |  Linhares  |  Juiz de Fora  |  MG
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal